12/12/09

Como surgiu o dia das mães

O dia das Mães começou nos EUA, em Maio de 1905, numa cidade do Estado da Vírginia Ocidental. Anna Jarvis e algumas amigas começaram um movimento para que as crianças homenageassem suas mães.
A idéia era fortalecer os laços familiares. A data tinha o significado de homenagear a própria mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, falecida no mesmo ano.
A primeira celebração oficial aconteceu em 1910.
Em 1914, o presidente dos EUA, Woodrow Wilson, unificou a celebração em todos os Estados, estabelecendo a comemoração no segundo domingo de maio.
Aos poucos, mais de 40 paises adotaram a data e, tanto no Brasil quanto na Europa, a comemoração é feita no mesmo dia. O primeiro dia das mães brasileiro foi promovido pela associação Cristã de Moços de Porto Alegre, em 1918.
Em 1932, o presidente Getúlio Vargas oficializou o feriado e, em 1947, a data passou a fazer parte também do calendário oficial da igreja católica. Assim, todos os anos, comemora-se o Dia das Mães. Que o nosso prog. de hoje, feito especialmente para as mães presentes, possa demonstrar todo o amor que sentimos por vcs, queridas mamães!