12/12/09

Pensamentos

"A singela sensação de proteção que permeia os primeiros dias após o nascimento nos faz perceber a existência de um círculo mágico fechado: a consagração miraculosa de dois seres existindo um para o outro".
"Ser mãe é uma vivência gratificante para o instinto feminino, desafiadora, para os nervos, exaustiva para o corpo, simultaneamente frustrante e recompensadora para o emocional, mas jamais é uma experiência trivial".
"Sentimos tanto amor pelo primeiro filho que nos perguntamos como seremos capazes de amar outro da mesma maneira. É então que descobrimos que nossa capacidade de amar é infinita".
"Optar por um filho é decidir, em dado momento, ter o seu coração caminhando fora do corpo para sempre".
"A maternidade traz uma alegria inestimável, mas também tráz tédio, cansaço, tristeza. Nada é capaz de causar tanta alegria, tristeza, orgulho e cansaço, pois não há nada tão difícil quanto ajudar um ser a desenvolver sua própria individualidade, sobretudo quando lutamos para conservar a nossa".
"A relação entre mãe e filho é, em certo sentido, paradoxal e trágica. Requer intenso amor por parte da mãe; contudo, esse mesmo amor deve ajudar a criança a crescer, separar-se da mãe e tornar-se plenamente independente".
"Antes de me casar, eu tinha seis teorias sobre como educar crianças e nenhum filho. Hoje eu tenho seis filhos e nenhuma teoria a respeito".