30/12/09

musicalização infantil

A musicalização é um processo de construção do conhecimento musical, que tem como objetivo como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, estimulando e contribuindo para a formação global do indivíduo. A música como forma de expressão e linguagem, deve interagir com outras formas artísticas, como pintura, escultura, teatro e dança. A educação musical deve ser inter e multidisciplinar, assim como as técnicas pedagógicas, adaptadas a cada realidade, pois estamos na era da globalização e da multimídia, sem contudo esquecermos do conteúdo humano e social da música."



Musicalização
Sentados em círculo ouvimos a música 27 do CD de olhos fechados
Preparação:
1-Esfregar as mãos
2-Separa-las
3-Colocar os cotovelos nos joelhos
4-Colocar as mãos nos olhos

(Ouvir)
.Vamos ouvir mais uma vez imitando uma folha que balança com o vento.
(Dar duas folhas para cada criança)
. Vamos nos movimentar, quando a música parar, virar estátua.
.Vamos nos movimentar, quando a música parar, a folha deve cair suavemente.
(Com bambolês)
.Vamos nos movimentar, quando a música parar, todos ficam dentro do bambolê.
Fazer o contrário:
Quando a música parar, todos saem do bambolê.
(Com chocalhos)
Vamos nos movimentar, quando a música parar, sair do bambolê e balançar o chocalho.


Aula utilizando flauta de êmbolo

1- Acompanhar com os braços os graves e agudos
2- Fazer o movimento com o palhacinho.
3- Trabalhar a afetividade (até 8 anos), com o beijo do palhacinho.
4- Você quer? Onde quer?
5- Movimento corporal com estímulo sonoro
6- Registro sonoro ou melódico (ditado)




As notas musicais
Cada aluno corresponde a uma nota musical
O professor indica o aluno que vai levantar os braços e dizer o nome da nota que ela representa

Fazer exercícios (inclusive repetindo notas)

Versos da música: uma escalinha...
Cantar a música


Planejamento para aula de musicalização:
1- Vivência corporal
2- Canção
3- Trabalhar ritmo
4- Trabalho melódico: grave, agudo, médio.
5- Prática instrumental: conhecer e dominar a percussão (sucata)

No pulso da música eu vou andar
No pulso da música eu vou encostar...
Tati Ta
Jogo com copo de café

A aula deve ser mesclada de concentração e descontração (sentar/ levantar)

Madalena Freire (observação, registro, reflexão)



Ouvir a música: passeio de trenó (Leopold Mozart)
Contar o que acontece na música definindo os sons “carruagens, reis, rainhas, Rússia”.
Dramatizar: sentado tocando violino, susto ao relincho do cabalo, guizos nas mãos.
Em pé, patinando, agachado, guizo com “estremelique” de todo o corpo.
Observe quantas vezes toca cada instrumento (para os mais velhos).


Carimbo:

Em roda, falar com gestos:
D. Maria que dança é esta que a gente dança só (roda)
D. Maria que dança é esta (roda) é carimbó, é carimbo.

Braços pra cima, braços pra baixo,
Agora eu já sei como é que é (bis)

Só falta bater as mãos,
Batendo também os pés (bis)

Tati... ta... (em forma de bolas) pausa... (Zé carioca) parece um raio.
Eles cresceram...( apresentar as figuras em hastes).
Distribuir palitos para eles escreverem.
Falar acompanhado pelas palmas


Marcha, marcha, companheiro

Vivência corporal
Ritmo
Exploração do espaço

Atividade rítmica com precisão:
PA-TCHA-BUM-TOC

e...PA (pandeiro) palma
depois no chão:

PA PA PA PA

e...TCHA (platinela) onda do mar, bater nas coxas

TCHA TCHA TCHA TCHA

e...BUM (tambor) pés

BUM BUM BUM BUM

e...TOC ( bater na porta)
TOC TOC TOC TOC

Misturar todos, o foco é o ritmo.

Instrumental

Toc- reco-reco.
Tcha- platinela.
Bum- tambor.
Toc– cocos.
Pa– pandeiros.

ATIVIDADE RÍTMICA
Usar 3 cartões:

PA TCHA TCHA

Palma, onda, onda (treinar)
Só falando: pa tcha tcha
Só batido

Fazer este ritmo com a música: Terezinha de Jesus ou La cucaracha
Usando instrumentos:
PA (reco-reco ou clavas)
TCHA (pandeiros)
Foco: instrumental/ precisão rítmica/ vivência corporal (palmas, gestos de ondas do mar)/ executar com instrumentos, percutir no tempo certo.


Atividade para relaxamento:
Ao som, chacoalhar o corpo.
Percepção auditiva e melódica (graves e agudos com cartelas de figuras).
Usar peças, formas e cores diferentes.

Seqüência de sons graves e agudos - ditado melódico.
Brincar com as peças.


Música portuguesa

Indo eu, indo eu,
A caminho de Viseu,
Encontrei bela morena (cruzar as pernas)
Ai, Jesus que lá vou eu (mãos no rosto).


(Exercitar esta parte)

Ora trus, trus, trus (bater as mãos nas mãos do colega da frente).
Ora trás, trás, trás (bater as mãos no colega de trás).
Ora chega, chega, chega (dar 3 pulinhos).
Ora arreda lá pra trás (dar um passo para trás).

Pilares da musicalização:

Ritmo/ vivência corporal/ canção/ instrumento: foco: vivência corporal/ lógica da dança/ orientação espacial/ Equilíbrio/ Freio inibitório/ lateralidade/ prontidão


Música: o jacaré

História/ canção/ dramatização/ sincronia rítmica
Música para ouvir: o carnaval dos animais, animais de orelhas pontiagudas
Melódico/ percepção auditiva/ parâmetros sonoros/ grave e agudo

A dança circular foi trazida em 1976
Não gera competitividade/ usada para agradecer/ para celebrar/ para posicionar.




O Eco (história)

Músicas: Borboleta da floresta e
Oh! Happy day.



Um, dois, três,
(bater palmas)
Barra manteiga
(bater as mãos nas mãos dos amigos que estiverem ao lado)
Bato junto com você
(pular e dar meia volta, ficando de costas) 1,2,3,4,5,6,7,8 (bater palmas)

Pilares:
Equilíbrio
Orientação espacial
Mudança de ritmo
Movimentos para cima e para baixo (mãos de foca)




Trula birula

Fricção batida das mãos

Forte/fraco
Alto/baixo
sorri/chora
dorme/acorda
Esta música trabalha opostos, extremos, atenção, olhar o gestual do professor,
olhar o facial



Música 24 do cd acquário- o carnaval dos animais

Motivação, concentração, estímulo visual, movimento, olhar

Ouvir a música de olhos fechados
Esquentar as mãos friccionando
1-cotovelos nos joelhos
2- abrir as mãos com os polegares para fora
3- tapar os olhos
Ouvir a música de olhos abertos

Com tiras de papel crepon ou TNT

As tiras são colocadas no centro do círculo
Depois são enroladas e colocadas de volta

Levantar os braços, alternadamente,
continuar com flexão dos joelhos.
Abrir os braços, andando nas pontas dos pés, movimentando as mãos (chacoalhando, vibrando)
Tentar jogar a fita para cima


Jogo chama-carta

Ta Tati Tatutito

Silêncio ( texto sobre ruído)
Enquanto o texto era lido, os grupos faziam ruídos
Batiam palmas, batiam os pés, vaiavam...


Pila, pila, pila, (Bater palmas com colega)
Pilão (bater no peito)
Milho debulhado, (bater a mão direita na mão direita do colega)
Arroz com macarrão (palavras terminadas com ão- bater no peito)

Rei, capitão, soldado, ladrão
Criança bonita do meu coração

Fazer o exercício devagar e rápido


O Menino Barnabé

Contar a história do menino Barnabé que quebrou a perna (cantar a música e imitá-lo) se deslocando devagar, mancando pq ele quebrou a perna.
Saiu do hospital, cantar rápido...

Cantar e tocar instrumentos
Andante = tambor
Lento= clava
Presto= guizo

Ditado rítmico
Tati ta pausa

Ta/ta/ ta /pausa
0-0-0-_
4 Copinhos de café descartáveis
4 botões


La Cucaracha

Número 12

Vivência corporal
Ritmo ternário


Ouvimos a música de príncipes e princesas de olhos fechados
(Dança alemã de Tchaikovsky) número 15

Bola de jornal

A bolinha quer se movimentar (sobe e desce)
Depois troca de mão


Melódico
Grave e agudo com carrinho fazendo movimento ascendente e descendente


A cor do som

Música escravos de Jó
Som grave- papel vermelho
Som agudo- papel azul

Objetivos:

concentração
Equilíbrio
Socialização
Interação
Prontidão
Memória


Alfabetizar com frases conhecidas:
Passou, passou, passou um avião...
E nele estava escrito que o Brasil é campeão


Bota a mão na cabeça, ô, ô...



A Arte de entregar os instrumentos nas mãos dos alunos:
Fechem os olhos
Fiquem em silêncio
O bebê está dormindo
Ele não pode acordar
Faça um bercinho para segurar o bebê
Olho no olho para entregar os instrumentos
“ vamos fazer silêncio, o bebê não pode acordar”
se ele chorar ele vai com a mamãe dele...

Cantar: Atirei o pau no gato
Bater palmas em todas as sílabas
Bater palmas nas sílabas repetidas
Não bater palmas nas sílabas repetidas

Tocar a música sem cantar, usando só o instrumento.

Arte de sentar:

Como mocinha de pernas cruzadas
Como hominho com as pernas cruzadas em 4
Como quem lê gibi no banheiro
Como músico


Importância do movimento para o auto-conhecimento
Jogo do espelho

No pulso da música eu vou andar
No pulso da música eu vou encostar
* estátua


Explorar o eu (meu corpo): mão na cabeça: um, dois, três...tchutchuru
Mão no ombro
Mão na barriga
Mão no joelho
Mão no pé
Etc

Explorar o eu e o colega: cabelo com cabelo
Pé com pé
Joelho com joelho
Etc

Explorar o ambiente ou espaço: parede, lousa, cadeira, porta
Etc

Construção da imagem corporal e esquema corporal

Chamada cantada em terças
Boa tarde fulano
Boa tarde professora

Flauta de embola: agudo e grave
Mãos para cima e para baixo de acordo com a flauta

Fazer roda, soltar as mãos e permanecer no lugar

Ditado musical com a flauta de embolo
1.
2.
3.
o aluno registra o movimento do som

Grave/agudo
Imitar leão e passarinho
Rápido e devagar
Música do leão ou João caçador
Mostrar o personagem para a criança tocar



Maria bochecha
Contar a história
Passar a mão na bochecha
Contar 1,2,3,4 mostrar cartaz de círculos da bochecha
Cartaz dos bichinhos


Entregar castanhola como se fosse um bebezinho
Tocar castanhola no momento de bochechar


Trabalhar as notas musicais
Em seqüência linear ( com início e fim na mesma nota)
Em seqüência circular
Localização das notas nas linhas e nos espaços
Com sulfite construir a pauta
Linha por linha
Explorar cada linha com ovinhos e localizar através de palavras

Música do pastorzinho
Ao mostrar vermelho, parar de cantar
Ao mostrar verde, continuar cantando


Sequência dos nomes de figuras

Duração

Semibreve
Mínima
Semínima
Colcheia
Semicolcheia
Fusa
Semifusa

Falar a seqüência várias vezes
Depois cada aluno fala a seqüência

Desenhar as figuras

Ta
Tati
Tatutito

As 4 semicolcheias ficam presas com 2 fios de varal para não cair
Para reforçar...

BATE A DIREITA
BATE A ESQUERDA
BATE AS DUAS
COXA, BUM

COXA, PALMA
COXA, PALMA
BATE A DIREITA
BATE A ESQUERDA
BATE AS DUAS
TCHAU

PERCEPÇÃO GRAVE MÉDIO AGUDO
Deslocamento com estátua graves e agudos
A professora toca uma música e pára
Se fizer um som grave, os alunos se abaixam
Se fizer um som agudo, elevam os braços
Exercícios com sons: grave, médio, agudo com lenços de 3 cores
A professora toca uma música no grave os alunos levantam lenços de cor azul.
Se a professora toca a música no agudo, os alunos levantam lenços de cor vermelho.
Se a música estiver em tom normal, os alunos levantam os lenços de cor amarela.

Este é o som do meio
Fácil de cantar
Este é o som do meio
Fácil de cantar

EXPLORAÇÃO DE LINHA E ESPAÇO COM DESLOCAMENTO
3 linhas de fita crepe coladas no chão
se os sons forem graves, colocar os pés ou andar na linha de baixo
se os sons forem médios, colocar os pés na linha do meio
se os sons forem agudos, colocar os pés na linha de cima.

Fazer o mesmo exercício com pratos em vez de usar os pés

Retirar pedaços da fita crepe do chão e coloca-los na lousa ( um de cada vez)
Sai do plano horizontal e vai par o plano vertical...
Aumentar as linhas da lousa
Chamar grupos para indicar os sons graves, meio e agudos
Acrescentar mais 2 linhas e repetir a brincadeira

Nomes das notas musicais
Notas tem nome e sobrenome
Do bemol
Do sustenido
Do bequadro
Do quadrado sustenido

O grupo fala notas em seqüência
Do-re-mi-fa-sol-la-si...
Começa e termina na mesma nota
( uma nota de cada vez)

AUTOMATISMO DE BASE

Cartão de bolas
Si 0
La 0
Sol 0
Fa 0
Mi 0
Re 0
Do 0


Contar de 1 a 8
De do a si
Ida e volta
Sobe e desce
Cantar os sons
“ dedo maluquete” sempre indo voltando em sequência

CONSTRUÇÃO DA PAUTA NO PAPEL
Trabalhar linhas e espaços com ovinhos
MATERIAL:
Sulfite e régua
8 ovos

Onde vamos colocar o ovinho
Seqüência de números 1,2,3,4,5,6,7,8
Seqüência de notas do, re, mi, fa, sol, la, si
Linear e circular
Ascendente e descendente

REGISTRAR MOVIMENTOS SONOROS
A professora toca a escala e os alunos colocam as notinhas na pauta
Tapete das notas musicais

Jogo da nota que falta com cartaz de bolinhas

Cartão com falta de uma nota
Trabalhar auditivo e visual
0
0
0
0
0
0

0

em todas as posições
ler, reler
depois ler o tocar
depois tocar
o aluno tem que descobrir qual cartão foi tocado




OLÁ
COMO ESTÁS?
QUE VAMOS FAZER?
NÃO SEI