16/01/10

planejamento 2010


Planejamento para iniciação musical

Ano 2010


O que é musicalização:

É um processo de construção de conhecimento musical, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, estimulando e contribuindo para a formação global do indivíduo.
É o momento do aluno, brincando chegar à sensibilização, ao som e a música através de pesquisa, experimentação e vivência.

Proposta da Musicalização:

Pela música desenvolver:
Todas as inteligências
Todas as bases psicomotoras
Desenvolver o ser humano

Princípios da Musicalização:

Partir do natural da criança para chegar ao específico.
Usar o corpo, brincadeiras, jogos, para chegar aos objetivos propostos.
Assim os recursos usados nas aulas de musicalização são de natureza lúdica.

Estratégias para as aulas:
Jogos, canções folclóricas, brincadeiras de roda, de rua, histórias, rimas, desenhos, etc.

Objetivos gerais:

Estimular e desenvolver a coordenação motora fina, perceber e discriminar os sons, desenvolver os conceitos de pulsação, altura, timbre, intensidade e duração através de jogos, brincadeiras, histórias e músicas diversas, reconhecer figuras rítmicas através de símbolos não convencionais da escrita musical, vivenciar a leitura rítmica de figuras musicais através de desenhos.

Desenvolver a expressão corporal, a musicalidade, a sensibilidade, o senso rítmico, a percepção auditiva, a psicomotricidade, a sociabilidade e o gosto pelo canto como forma de expressão e a capacidade de relaxamento e concentração do aluno.
Conhecer a história de Grandes Compositores
Desenvolver o canto através de músicas específicas

CONTEÚDOS e respectivos OBJETIVOS:

1-Histórias de crianças famosas - Conhecer a história de alguns compositores famosos
2-Vivência Corporal (atividade de locomoção) -
Desenvolver no aluno a coordenação motora, espacial e lateralidade usando música.
3-Percussão corporal - Emitir sons percutindo o próprio corpo
4- Percepção auditiva:
4.1-Atividades Rítmicas
Desenvolver o senso rítmico e de pulsação, ser capaz de andar, pular, trotear e marchar seguindo a pulsação e o ritmo da música.
Ler e escrever células rítmicas
4.2-Atividades Melódicas
Perceber a diferença entre som lento e rápido, forte e fraco, longo e curto.
5-Canções - Desenvolver no aluno o gosto pelo canto e a sociabilidade
Aprender músicas para apresentar em datas especiais
6- Prática instrumental - Estimular as crianças a produzir música através de instrumentos de percussão, acompanhando músicas fáceis de tocar e cantar, segurando corretamente os instrumentos de bandinha rítmica e flauta-doce
7- Relaxamento - Desenvolver concentração e relaxamento.

ATIVIDADES

1-Movimentar-se ao ritmo da música, utilizando canções e sons que estimulem a locomoção e a lateralidade. Imitar os movimentos da professora.

2-Movimentar ou percutir partes do corpo, produzindo sons diversificados com as mãos, pés, boca, língua, dedos, bochechas, etc.

3-Uso de músicas e instrumentos que tenham som forte e fraco, brincando com movimentos de pular ou sentar demonstrando diferenciar a dinâmica sonora.

4-Representar através de gráficos a duração e intensidade dos sons ao ouvir música específica.

5-Utilizar músicas com diferentes ritmos e pulsações, parlendas, rimas, músicas folclóricas, movimentando com o corpo (andando, batendo as mãos, batendo os pés, acompanhando o andamento das músicas).

6-Utilizar os instrumentos da bandinha rítmica para acompanhar as músicas.

7-Uso de cartazes rítmicos para leitura e execução em instrumento de percussão.

8-Ensino de músicas para a páscoa, dia das mães, dia dos pais, natal, e ocasiões especiais.

9-Ensino de cantigas de roda utilizando dramatização, gestos e instrumentos de bandinha rítmica.

10-Ensino de músicas fáceis para os alunos tocarem e cantarem.
Fazer movimentos sem produzir sons: amassar papel, fazer mímicas, ouvir música em silêncio.

Avaliação
Participação nas atividades propostas.

TURMA 1

OBJETIVOS:

Desenvolver a musicalidade, sensibilidade, percepção auditiva, psicomotricidade, senso rítmico e sociabilidade.
Conhecer a história de Grandes compositores
Desenvolver o canto através de músicas específicas

CONTEÚDOS e respectivos OBJETIVOS:


1-Histórias de crianças famosas - Conhecer a história de alguns compositores famosos
2-Explorar sons onomatopaicos - emitir sons imitando os animais, explorando o universo sonoro.
3-Noções de lento e rápido – perceber mudanças de ritmo
4-Vivência corporal - Expressão corporal, percussão corporal, movimento com locomoção, movimento sem locomoção, emitir sons percutindo o próprio corpo.
5-Exercícios de socialização - Estimular a socialização através da partilha, guardar brinquedos, cumprimentar a professora e os colegas
6-Atividades rítmicas – desenvolver o senso rítmico e de pulsação
7-Atividades melódicas – perceber a diferença entre som grave e agudo
8-Canções – aprender músicas para apresentar em datas comemorativas
9-Relaxamento – relaxar e acalmar para se recompor das atividades dadas

Atividades
1-Movimentar-se ao ritmo da música
2-Imitar os animais
3-Percutir partes do corpo, produzindo sons diversificados com as mãos, pés, boca, língua, dedos, etc.
4-Cantar músicas que estimulem o balanço da cabeça, tronco e membros.
5-Marchar, saltar, galopar seguindo a música.
6-Ensino de canções que estimulem a socialização, higiene, partilha de brinquedos, boas maneiras.
7-Uso de parlendas, rimas, músicas folclóricas, movimentando (andando, batendo palmas, batendo os pés, acompanhando o andamento das músicas e parlendas)
8-Ensino de músicas para o dia das mães, dia dos pais, natal, e ocasiões especiais.
9-Uso de cantigas utilizando bandinha rítmica
10-Ouvir suaves canções de ninar, usando almofadas para se deitarem.

Avaliação

Participação dos alunos nas atividades propostas


TURMA 2

OBJETIVOS GERAIS:

Desenvolver a musicalidade, sensibilidade, percepção auditiva, psicomotricidade, senso rítmico e sociabilidade.
Conhecer a história de Grandes compositores
Desenvolver o canto através de músicas específicas

CONTEÚDOS e respectivos OBJETIVOS:

1-Histórias de crianças famosas - Conhecer a história de alguns compositores famosos

2- Vivência corporal- (atividade de locomoção) – ser capaz de marchar, pular e trotear com segurança dos movimentos.

3-Percussão corporal - emitir sons percutindo o próprio corpo.

4- Percepção auditiva:
Atividades rítmicas - desenvolver o senso rítmico e a pulsação
Atividades melódicas - perceber a diferença entre som lento e rápido, forte e fraco.
5-Canções - aprender músicas para apresentar em datas especiais.

6-Prática instrumental – estimular as crianças a produzir música através de instrumentos de percussão.

7-Relaxamento - relaxar e acalmar para se recompor das atividades dadas

Atividades
1-Movimentar-se ao ritmo da música, utilizando canções e sons que estimulem a locomoção e a lateralidade.
2-Imitar os movimentos da professora
3-Movimentar ou percutir partes do corpo, produzindo sons diversificados com as mãos, pés, boca, língua, dedos, bochechas, etc.
4-Uso de músicas que tenham som forte e fraco, brincando com movimentos de pular ou sentar demonstrando diferenciar a dinâmica sonora.
5-Uso de parlendas, rimas, músicas folclóricas, movimentando-se ( andando, batendo as mãos, batendo os pés, acompanhando o andamento das músicas ou parlendas).
6-Ensino de músicas para o dia do índio, páscoa, dia das mães, dia dos pais, e datas especiais.
7-Ensino de cantigas utilizando dramatização e gestos.
8-Canto de cantigas utilizando instrumentos de bandinha rítmica
9-Ouvir suaves canções de ninar, usando almofadas para se deitarem.

Avaliação

Participação do aluno nas atividades propostas.

Turma 3-

Objetivos gerais:

Desenvolver a musicalidade, sensibilidade, percepção auditiva, psicomotricidade, senso rítmico e sociabilidade.
Conhecer a história de Grandes compositores
Desenvolver o canto através de músicas específicas


CONTEÚDOS e respectivos OBJETIVOS:

1-Histórias de crianças famosas - Conhecer a história de grandes compositores.

2- Vivência corporal- (atividade de locomoção) – ser capaz de marchar, pular e trotear com segurança dos movimentos.

3-Percussão corporal - Emitir sons percutindo o próprio corpo

4-Percepção auditiva:
Atividades rítmicas - desenvolver o senso rítmico e a pulsação
Atividades melódicas - perceber a diferença entre som lento e rápido, forte e fraco.

5-Canções - aprender músicas para apresentar em datas especiais.

6-Prática instrumental – estimular as crianças a produzir música através de instrumentos de percussão.

7-Relaxamento - relaxar e acalmar para se recompor das atividades dadas

Atividades
1-Movimentar-se ao ritmo da música, utilizando canções e sons que estimulem a locomoção e a lateralidade.
2-Imitar os movimentos da professora
3-Movimentar ou percutir partes do corpo, produzindo sons diversificados com as mãos, pés, boca, língua, dedos, bochechas, etc.
4-Uso de músicas que tenham som forte e fraco, brincando com movimentos de pular ou sentar demonstrando diferenciar a dinâmica sonora.
5-Uso de parlendas, rimas, músicas folclóricas, movimentando-se ( andando, batendo as mãos, batendo os pés, acompanhando o andamento das músicas ou parlendas).
6-Ensino de músicas para o dia do índio, páscoa, dia das mães, dia dos pais, e datas especiais.
7-Ensino de cantigas utilizando dramatização e gestos.
8-Canto de cantigas utilizando instrumentos de bandinha rítmica
9-Ouvir suaves canções de ninar, usando almofadas para se deitarem.

Avaliação

Participação do aluno nas atividades propostas.


Turma 4

Objetivos gerais

Desenvolver a musicalidade, sensibilidade, percepção auditiva, psicomotricidade, senso rítmico e sociabilidade.
Conhecer a história de Grandes compositores
Desenvolver o canto através de músicas específicas


CONTEÚDOS e respectivos OBJETIVOS:

1-Histórias de crianças famosas - Conhecer a história de grandes compositores.

2-Vivência corporal- (atividade de locomoção) – desenvolver no aluno a coordenação motora, espacial e a lateralidade para que ele seja capaz de marchar, pular e trotear com segurança dos movimentos.

3-Percussão corporal - Emitir sons percutindo o próprio corpo



4-Percepção auditiva:
Atividades rítmicas - desenvolver o senso rítmico e a pulsação
Atividades melódicas - perceber a diferença entre som lento e rápido, forte e fraco.
Ler células rítmicas.

5-Canções – desenvolver no aluno o gosto pelo canto e a sociabilidade com dramatização e gestos

6- Aprender músicas para apresentar em datas especiais.

7-Prática instrumental – Estimular as crianças a produzir música através de instrumentos de percussão. Acompanhando músicas fáceis de se cantar e tocar, segurando corretamente os instrumentos.

8-Relaxamento – desenvolver concentração e relaxamento

Atividades

1-Movimentar-se ao ritmo da música, utilizando canções e sons que estimulem a locomoção e a lateralidade.
2-Imitar os movimentos da professora
3-Movimentar ou percutir partes do corpo, produzindo sons diversificados com as mãos, pés, boca, língua, dedos, bochechas, etc.
4-Uso de músicas que tenham som forte e fraco, brincando com movimentos de pular ou sentar demonstrando diferenciar a dinâmica sonora.
5-Representar através de gráficos a duração e intensidade dos sons ao ouvir música específica
6-Utilizar músicas com diferentes ritmos e pulsações, parlendas, rimas, músicas folclóricas, movimentando com o corpo ( andando, batendo palmas, batendo os pés, acompanhando o andamento das músicas).
7-Utilizar os instrumentos de bandinha rítmica para acompanhar as músicas
8-Uso de cartazes rítmicos para leitura
9-Ensino de músicas para o dia do índio, páscoa, dia das mães, dia dos pais, e datas especiais.
10-Ensino de cantigas utilizando dramatização, gestos e instrumentos de bandinha rítmica.
11-Fazer movimentos sem produzir sons: amassar papel, fazer mímicas, ouvir música em silêncio.


Avaliação

Participação do aluno nas atividades propostas.

Turma 5

Objetivos gerais

Desenvolver a expressão corporal, o senso rítmico,a sensibilidade, a percepção auditiva, o gosto pelo canto como forma de expressão, e a capacidade de relaxamento e concentração do aluno.
Conhecer a história de Grandes compositores

CONTEÚDOS e respectivos OBJETIVOS:

1-Histórias de crianças famosas - Conhecer a história de grandes compositores.
2-Vivência corporal- (atividade de locomoção) – desenvolver no aluno a coordenação motora, espacial e a lateralidade usando a música.
3-Percussão corporal - Emitir sons percutindo o próprio corpo
4-Percepção auditiva:
4.1-Atividades rítmicas - desenvolver o senso rítmico e a pulsação, ser capaz de andar, pular, trotear e marchar seguindo a pulsação e o ritmo da música.
Ler e escrever células rítmicas
4.2-Atividades melódicas - perceber a diferença entre som lento e rápido, forte e fraco, longo e curto.
5-Canções – desenvolver no aluno o gosto pelo canto e a sociabilidade com dramatização e gestos
6-Aprender músicas para apresentar em datas especiais
7-Prática instrumental – Estimular as crianças a produzir música através de instrumentos de percussão. Acompanhando músicas fáceis de se cantar e tocar, segurando corretamente os instrumentos.
8-Relaxamento – desenvolver concentração e relaxamento

Atividades

1-Movimentar-se ao ritmo da música, utilizando canções e sons que estimulem a locomoção e a lateralidade.
2-Imitar os movimentos da professora
3-Movimentar ou percutir partes do corpo, produzindo sons diversificados com as mãos, pés, boca, língua, dedos, bochechas, etc.
4-Uso de músicas que tenham som forte e fraco, brincando com movimentos de pular ou sentar demonstrando diferenciar a dinâmica sonora.
5-Representar através de gráficos a duração e intensidade dos sons ao ouvir música específica.
6-Utilizar músicas com diferentes ritmos e pulsações, parlendas, rimas, músicas folclóricas, movimentando com o corpo (andando, batendo palmas, batendo os pés, acompanhando o andamento das músicas).
7-Utilizar os instrumentos de bandinha rítmica para acompanhar as músicas
8-Uso de cartazes rítmicos para leitura e execução em instrumentos de percussão
9-Ensino de músicas para o dia do índio, páscoa, dia das mães, dia dos pais, e datas especiais.
10-Ensino de cantigas de roda utilizando dramatização, gestos e instrumentos de bandinha rítmica.
11-Ensino de músicas fáceis para os alunos tocarem e cantarem.
12-Fazer movimentos sem produzir sons: amassar papel, fazer mímicas, ouvir música em silêncio.


Avaliação

Participação do aluno nas atividades propostas.

Passos da aula: ( selecionar)
1-Cumprimento: cantar mo nome de cada aluno
2-Percepção auditiva: timbres, altura do som, ditados, etc
3-Percepção rítmica: pulsação, ritmo real, tempo forte e fraco, etc
4-Canções: com gestos, com instrumentos, corporal, visual
5-Conteúdos teóricos: figuras de notas, figuras de pausas, notas musicais, pauta, linhas, espaços, etc.
6-Histórias sonorizadas, de compositores, etc
7-Repertório de flauta
8-Bandinha rítmica
9-Relaxamento
10-Canção de despedida


JARDIM
Objetivos gerais:
Estimular e desenvolver a coordenação motora fina, perceber e discriminar os sons, desenvolver os conceitos de pulsação, altura, timbre, intensidade e duração através de jogos, brincadeiras, histórias e músicas diversas, reconhecer figuras rítmicas através de símbolos não convencionais da escrita musical, vivenciar a leitura rítmica de figuras musicais através de desenhos.

Conteúdos:
-Pulsação
-Altura ( grave, médio, agudo)
-Timbre (vários instrumentos)
-Figuras rítmicas ( semínima e duas colcheias)
-Canções acompanhadas com instrumentos de percuss~~ao
-Parlendas
-Jogos e brincadeiras
-Música erudita
-Marchas

PRÉ

Objetivos gerais:
Estimular e desenvolver a coordenação motora fina, perceber e discriminar os sons, desenvolver os conceitos de pulsação, altura, timbre, intensidade e duração através de jogos, brincadeiras, histórias e músicas diversas, reconhecer figuras rítmicas através de símbolos não convencionais da escrita musical, vivenciar a leitura rítmica da SEMÍNIMA, DUAS COLCHEIAS E PAUSA DA SEMÍNIMA (figuras musicais) através de desenhos.

Conteúdos:

-Pulsação
-Altura ( grave, médio, agudo)
-Timbre (vários instrumentos)
-Figuras rítmicas ( semínima, duas colcheias E PAUSA DE SEMÍNIMA)
-Canções acompanhadas com instrumentos de percussão
-Parlendas
-Jogos e brincadeiras
-Música erudita
-Marchas
-INICIAÇÃO A ESCRITA E LEITURA DOS SONS
-CONTEÚDO INTERDISCIPLINAR

SEGUNDO ANO

Objetivos gerais:
Estimular e desenvolver a coordenação motora fina, perceber e discriminar os sons, desenvolver os conceitos de pulsação, altura, timbre, intensidade e duração através de jogos, brincadeiras, histórias e músicas diversas, reconhecer figuras rítmicas, relacionar o som com o movimento e iniciar a representação gráfica dos sons, escrita e leitura da linguagem musical, iniciar a flauta-doce.

CONTEÚDOS:

-Pulsação
-Altura (grave, médio, agudo)
-Timbre (vários instrumentos)
-Intensidade (forte, fraco)
-Figuras rítmicas (semínima e duas colcheias, pausa da semínima, mínima)
-Leitura e escrita das figuras rítmicas ( mínima, semínima, duas colcheias e pausa da semínima).
-Duração das figuras rítmicas mencionadas
-Leitura e escrita das notas musicais sol, la, si, dó.
-Tocar canções na flauta-doce com as notas aprendidas ( sol, la, si dó)
-Canções acompanhadas com instrumentos de percussão
-Parlendas
-Jogos e brincadeiras
-Música erudita
-Marchas
-Iniciação à escrita e leitura dos sons
-Conteúdo interdisciplinar

TERCEIRO ANO

Objetivos:
Propiciar a movimentação natural, possibilitar a prática da coordenação motora dos membros superiores e inferiores, conduzir o aluno a perceber o estímulo sonoro e o silêncio, perceber e discriminar os sons, desenvolver os conceitos de pulsação, altura, timbre, intensidade e duração através de jogos, brincadeiras, histórias e músicas diversas, reconhecer figuras rítmicas, notas musicais, relacionar o som com o movimento e iniciar a representação gráfica dos sons, escrita e leitura da linguagem musical, flauta-doce.

CONTEÚDO:

-Pulsação
-Altura (grave, médio, agudo)
-Timbre (vários instrumentos)
-Intensidade (forte, fraco)
-Figuras rítmicas (semínima e duas colcheias, pausa da semínima, mínima, semibreve, quatro semicolcheias)
-Leitura e escrita das notas musicais SOL, LA, SI, DÓ, RÉ, MI
-Leitura e escrita das figuras rítmicas ( mínima, semínima, duas colcheias e pausa da semínima, semibreve, quatro semicolcheias).
-Ecos rítmicos
-Andamentos ( rápido e lento)
-Tempo forte
-Percepção auditiva dos tempos fortes e fracos
-Duração das figuras rítmicas mencionadas
-Repertório de flauta-doce
-Bandinha rítmica
-Canções acompanhadas com instrumentos de percussão
-Parlendas
-Jogos e brincadeiras
-Histórias sonorizadas
-Histórias de compositores
-Música erudita
-MarchasConteúdo interdisciplinar

QUARTO ANO

OBJETIVOS:
Propiciar a movimentação natural, possibilitar a prática da coordenação motora dos membros superiores e inferiores, conduzir o aluno a perceber o estímulo sonoro e o silêncio, perceber e discriminar os sons, desenvolver os conceitos de pulsação, altura, timbre, intensidade e duração através de jogos, brincadeiras, histórias e músicas diversas, reconhecer figuras rítmicas, notas musicais, relacionar o som com o movimento
e reconhecer e escrever a representação gráfica dos sons, escrita e leitura da linguagem musical, percepção auditiva de frases rítmicas e melódicas, desenvolvimento da memória rítmica, compassos, flauta-doce.

CONTEÚDOS:

-Pulsação
-Altura (grave, médio, agudo)
-Timbre (vários instrumentos)
-Intensidade (forte, fraco)
-Figuras rítmicas (semínima e duas colcheias, pausa da semínima, mínima, semibreve, quatro semicolcheias, pausa da colcheia e colcheia, pausa da mínima, uma colcheia com duas semicolcheias)
-Divisão de compassos
-Leitura e escrita das notas musicais SOL, LA, SI, DÓ, RÉ, MI, FÁ ( GRAVE A AGUDO)
-Leitura e escrita das figuras rítmicas ( mínima, semínima, duas colcheias e pausa da semínima, semibreve, quatro semicolcheias, pausa da colcheia e colcheia, semínima pontuada).
-Ecos rítmicos
-Andamentos ( rápido e lento)
-Tempo forte
-Percepção auditiva dos tempos fortes e fracos
-Duração das figuras rítmicas mencionadas
-Tocar canções na flauta-doce com as notas aprendidas.
-Canções acompanhadas com instrumentos de percussão.
-Parlendas
-Jogos e brincadeiras
-Histórias sonorizadas
-Histórias de compositores
-Música erudita
-Marchas
-Conteúdo interdisciplinar

QUINTO ANO

OBJETIVOS:
Propiciar a movimentação natural, possibilitar a prática da coordenação motora dos membros superiores e inferiores, conduzir o aluno a perceber o estímulo sonoro e o silêncio, perceber e discriminar os sons, desenvolver os conceitos de pulsação, altura, timbre, intensidade e duração através de jogos, brincadeiras, histórias e músicas diversas, reconhecer figuras rítmicas, notas musicais, relacionar o som com o movimento
e reconhecer e escrever a representação gráfica dos sons, escrita e leitura da linguagem musical, percepção auditiva de frases rítmicas e melódicas, desenvolvimento da memória rítmica, compassos, flauta-doce.


CONTEÚDOS:
-Pulsação
-Altura (grave, médio, agudo)
-Timbre (vários instrumentos)
-Intensidade (forte, fraco)
-Figuras rítmicas (semínima e duas colcheias, pausa da semínima, mínima, semibreve, quatro semicolcheias, pausa da colcheia uma colcheia e duas semicolcheias, duas semicolcheias e uma colcheia, uma semicolcheia com uma colcheia mais outra semicolcheia, quiáltera de 3, pausa da semibreve e mínima)
-Divisão de compassos
-Leitura e escrita das notas musicais DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LA, SI, DÓ, RÉ, MI.
Leitura e escrita das figuras rítmicas ( mínima, semínima, duas colcheias e pausa da semínima, semibreve, quatro semicolcheias).
-Ecos rítmicos
-Divisão de compassos
-Andamentos (rápido e lento)
-Tempo forte e fraco dos compassos
-Percepção auditiva dos tempos fortes e fracos
-Duração das figuras rítmicas mencionadas
-Repertório de flauta-doce
-Tocar canções na flauta-doce com as notas aprendidas.
-Canções acompanhadas com instrumentos de percussão.
-Bandinha rítmica
-Parlendas
-Jogos e brincadeiras
-Histórias sonorizadas
-Histórias de compositore
-Música erudita
-Marchas
-Conteúdo interdisciplinar