Planejamento para iniciação musical
Ano 2010
Objetivos gerais
Estimular e desenvolver a coordenação motora fina, perceber e discriminar os sons, desenvolver os conceitos de pulsação, altura, timbre, intensidade e duração através de jogos, brincadeiras, histórias
Desenvolver a expressão corporal, o senso rítmico, a percepção auditiva, o gosto pelo canto como forma de expressão e a capacidade de relaxamento e concentração do aluno.
Conhecer a história de Grandes Compositores
Conteúdo:
Histórias de crianças famosas
Objetivo:
Conhecer a história de alguns compositores famosos
Conteúdo:
Vivência Corporal (atividade de locomoção)
Objetivo:
Desenvolver no aluno a coordenação motora, espacial e lateralidade usando música.
Conteúdo:
Percussão corporal
Objetivo:
Emitir sons percutindo o próprio corpo
Conteúdo:
Percepção auditiva:
Atividades Rítmicas
Objetivo:
Desenvolver o senso rítmico e de pulsação, ser capaz de andar, pular, trotear e marchar seguindo a pulsação e o ritmo da música.
Ler e escrever células rítmicas
Conteúdo
Atividades Melódicas
Objetivo:
Perceber a diferença entre som lento e rápido, forte e fraco, longo e curto.
Conteúdo:
Canções
Objetivo:
Desenvolver no aluno o gosto pelo canto e a sociabilidade
Aprender músicas para apresentar em datas especiais
Conteúdo:
Prática instrumental
Objetivo:
Estimular as crianças a produzir música através de instrumentos de percussão, acompanhando músicas fáceis de tocar e cantar, segurando corretamente os instrumentos de bandinha rítmica.
Conteúdo:
Relaxamento
Objetivo:
Desenvolver concentração e relaxamento.
ATIVIDADES
Movimentar-se ao ritmo da música, utilizando canções e sons que estimulem a locomoção e a lateralidade. Imitar os movimentos da professora.
Movimentar ou percutir partes do corpo, produzindo sons diversificados com as mãos, pés, boca, língua, dedos, bochechas, etc.
Uso de músicas e instrumentos que tenham som forte e fraco, brincando com movimentos de pular ou sentar demonstrando diferenciar a dinâmica sonora.
Representar através de gráficos a duração e intensidade dos sons ao ouvir música específica.
Utilizar músicas com diferentes ritmos e pulsações, parlendas, rimas, músicas folclóricas, movimentando com o corpo (andando, batendo as mãos, batendo os pés, acompanhando o andamento das músicas).
Utilizar os instrumentos da bandinha rítmica para acompanhar as músicas.
Uso de cartazes rítmicos para leitura e execução em instrumento de percussão.
Ensino de músicas para a páscoa, dia das mães, dia dos pais, natal, e ocasiões especiais.
Ensino de cantigas de roda utilizando dramatização, gestos e instrumentos de bandinha rítmica.
Ensino de músicas fáceis para os alunos tocarem e cantarem.
Fazer movimentos sem produzir sons: amassar papel, fazer mímicas, ouvir música em silêncio.
Avaliação
Participação nas atividades propostas.