14/01/10

Planejamento para musicalização

Planejamento para iniciação musical

Ano 2010

Objetivos gerais
Estimular e desenvolver a coordenação motora fina, perceber e discriminar os sons, desenvolver os conceitos de pulsação, altura, timbre, intensidade e duração através de jogos, brincadeiras, histórias
Desenvolver a expressão corporal, o senso rítmico, a percepção auditiva, o gosto pelo canto como forma de expressão e a capacidade de relaxamento e concentração do aluno.
Conhecer a história de Grandes Compositores

Conteúdo:
Histórias de crianças famosas

Objetivo:
Conhecer a história de alguns compositores famosos

Conteúdo:
Vivência Corporal (atividade de locomoção)

Objetivo:
Desenvolver no aluno a coordenação motora, espacial e lateralidade usando música.

Conteúdo:
Percussão corporal

Objetivo:
Emitir sons percutindo o próprio corpo

Conteúdo:
Percepção auditiva:
Atividades Rítmicas


Objetivo:

Desenvolver o senso rítmico e de pulsação, ser capaz de andar, pular, trotear e marchar seguindo a pulsação e o ritmo da música.
Ler e escrever células rítmicas

Conteúdo
Atividades Melódicas
Objetivo:
Perceber a diferença entre som lento e rápido, forte e fraco, longo e curto.

Conteúdo:
Canções
Objetivo:
Desenvolver no aluno o gosto pelo canto e a sociabilidade
Aprender músicas para apresentar em datas especiais

Conteúdo:
Prática instrumental
Objetivo:
Estimular as crianças a produzir música através de instrumentos de percussão, acompanhando músicas fáceis de tocar e cantar, segurando corretamente os instrumentos de bandinha rítmica.

Conteúdo:
Relaxamento
Objetivo:
Desenvolver concentração e relaxamento.

ATIVIDADES

Movimentar-se ao ritmo da música, utilizando canções e sons que estimulem a locomoção e a lateralidade. Imitar os movimentos da professora.

Movimentar ou percutir partes do corpo, produzindo sons diversificados com as mãos, pés, boca, língua, dedos, bochechas, etc.

Uso de músicas e instrumentos que tenham som forte e fraco, brincando com movimentos de pular ou sentar demonstrando diferenciar a dinâmica sonora.
Representar através de gráficos a duração e intensidade dos sons ao ouvir música específica.

Utilizar músicas com diferentes ritmos e pulsações, parlendas, rimas, músicas folclóricas, movimentando com o corpo (andando, batendo as mãos, batendo os pés, acompanhando o andamento das músicas).
Utilizar os instrumentos da bandinha rítmica para acompanhar as músicas.
Uso de cartazes rítmicos para leitura e execução em instrumento de percussão.

Ensino de músicas para a páscoa, dia das mães, dia dos pais, natal, e ocasiões especiais.

Ensino de cantigas de roda utilizando dramatização, gestos e instrumentos de bandinha rítmica.

Ensino de músicas fáceis para os alunos tocarem e cantarem.
Fazer movimentos sem produzir sons: amassar papel, fazer mímicas, ouvir música em silêncio.

Avaliação
Participação nas atividades propostas.